
NÃO VAMOS SÓ CONVERSAR
A psicoterapia não deve ser somente uma necessidade. Ela também precisa ser uma escolha intencional e isso não tem relação alguma com o quanto você se sente animado para comparecer nas sessões, mas com o quanto você está comprometido a continuar mesmo em dias difíceis. Existe uma coragem gigantesca que caminha ao nosso lado quando estamos expostos e vulneráveis. Lembre sempre: você é corajoso justamente por decidir dar esse passo.
A PSICOTERAPIA DE DENTRO PARA FORA
.png)
AS DÚVIDAS MAIS FREQUENTES POR AQUI
Aqui estão alguns indicadores de que você está no caminho certo:
1. Sofrimento emocional persistente:
― Sentimentos intensos de tristeza, ansiedade, raiva ou desesperança que interferem na sua rotina diária;
― Dificuldade em lidar com o estresse, mesmo em situações cotidianas;
― Sensação de estar "preso" em padrões de pensamento ou comportamento negativos;
2. Dificuldades nos relacionamentos:
― Conflitos frequentes com familiares, amigos ou parceiros;
― Dificuldade em estabelecer ou manter relacionamentos saudáveis;
― Padrões de relacionamento disfuncionais, como dependência emocional ou isolamento social.
3. Mudanças significativas na vida:
― Luto pela perda de um ente querido;
― Transições de vida, como divórcio, mudança de emprego ou aposentadoria;
― Experiências traumáticas, como abuso, violência ou acidentes.
4. Dificuldades no trabalho ou nos estudos:
― Queda no desempenho profissional ou acadêmico;
― Dificuldade em lidar com a pressão ou o estresse no ambiente de trabalho ou estudo;
― Procrastinar diante de tarefas importantes.
5. Busca por autoconhecimento e desenvolvimento pessoal:
― Desejo de compreender melhor seus padrões de pensamento e comportamento;
― Vontade de desenvolver habilidades de comunicação, emocionais e comportamentais;
― Conseguir falar em público.
6. Sintomas físicos inexplicáveis:
― Dores de cabeça, dores de estômago ou outros sintomas físicos que não têm causa médica aparente;
― Problemas de sono, como insônia ou pesadelos;
― Fadiga excessiva ou falta de energia.
7. Comportamentos de risco:
― Uso excessivo de álcool ou drogas;
― Comportamentos autodestrutivos, como automutilação ou compulsão alimentar;
― Pensamentos suicidas ou ideação de morte.
Ter a partir de 19 anos de idade e estar disposto a se comprometer com os seus objetivos na psicoterapia.
AINDA TENHO DÚVIDAS SE PRECISO
QUAIS CARACTERÍSTICAS PRECISO TER PARA COMEÇAR?
DURAÇÃO DO TRATAMENTO
A duração da psicoterapia, e consequentemente o tempo até a alta, é uma questão muito individual. Independente disso todo paciente tem alta. Mas, não existe um prazo fixo, pois depende de diversos fatores, como:
Natureza do problema:
Questões mais complexas ou traumas profundos podem exigir um acompanhamento mais longo. Já os problemas mais pontuais, por exemplo, dificuldades de adaptação a uma nova situação, podem ser resolvidos em menos tempo.
Objetivos da terapia:
A alta geralmente ocorre quando os objetivos definidos em conjunto são alcançados e esses objetivos variam de pessoa para pessoa, e o tempo para alcançá-los também.
Ritmo individual:
Cada pessoa tem seu próprio tempo de processamento e mudança. É importante respeitar esse ritmo para que a terapia seja eficaz.
Transtornos psicológicos e comorbidades:
Existem estudos que apontam um tempo mínimo de tratamento para determinados tipos de transtornos psicológicos. Eu posso te responder na primeira sessão sobre o tempo de tratamento de um transtorno específico que você deseja saber.
As comorbidades são transtornos desenvolvidos a partir de outros transtornos; pelo uso excessivo de drogas lícitas ou ilícitas. Podem desencadear devido a predisposição de um transtorno presente inicialmente e também pela ausência de tratamento do mesmo. A presença de mais de um transtorno pode estender o tempo de tratamento.
Serão realizadas sessões semanais de 45 a 50 minutos de duração, cada uma, podendo aumentar ou diminuir a frequência dos encontros a depender da avaliação conjunta ― entre eu e você. O acompanhamento de, no mínimo, uma sessão semanal é protocolar e acompanha o que é apontado pelas pesquisas sobre a importância dessa frequência para a eficácia do tratamento. As sessões são espaçadas somente em processo de alta.
FREQUÊNCIA E DURAÇÃO DOS ENCONTROS
Aceita convênio?
Os meus atendimentos são somente particulares, mas emito nota fiscal que pode ser utilizada para solicitação de reembolso, caso seu convênio realize. Se tiver dúvidas de como funciona o processo de reembolso, basta entrar em contato com a sua operadora de plano de saúde.
Valor de cada sessão
R$220.
Como o pagamento é feito
Para novos pacientes o pagamento da primeira sessão é feito separadamente (somente ela), caso você continue, após a primeira sessão, seguimos para a assinatura do Contrato de Psicoterapia Individual e pagamento do restante das sessões.
O pegamento é feito mensalmente (que é a soma de todas as sessões do mês) e sempre antes das sessões. A confirmação do agendamento é feita após o pagamento da sessão.
Formas de pagamento:
O pagamento pode ser feito via:
― Pix;
― Crédito (com acréscimo da maquininha);
― Débito.
Faltas e remarcações:
O valor do acompanhamento psicológico é calculado por hora de serviço. O horário agendado é exclusivamente do paciente. Caso haja desistência sem um aviso feito com 48h de antecedência a sessão será cobrada normalmente (contado com base no horário agendado).
VALORES & PAGAMENTOS
A alta é uma decisão conjunta entre mim e você.
Avaliamos se você desenvolveu as habilidades necessárias para lidar com seus desafios e se sente confiante para seguir em frente. Ela é um processo gradual, com a diminuição da frequência das sessões e mesmo após a alta, você pode retornar à terapia se sentir necessidade.
COMO FUNCIONA A ALTA
NOSSOS DIREITOS & DEVERES
1
MEU REGISTRO NO CONSELHO DE CLASSE
Você pode checar meu registro no Conselho Federal de Psicologia clicando no botão e pesquisando pelo meu nome completo (Eduarda Fonseca Henriques), no CRP 20ª região (Am). Você também pode verificar meu cadastro no E-psi (habilitação para atendimento online) e buscando pelo meu nome completo.
2
CÓDIGO DE ÉTICA DO PSICÓLOGO
Deixo aqui para você o link para o Código de ética profissional do Psicólogo, para que você possa conhecer todos os seus direitos e todos os deveres do profissional de Psicologia que vier a te atender.
3
O CONTRATO DE PSICOTERAPIA
São combinados importantes entre mim e você para que eu consiga te oferecer o meu melhor. Nele estão regras essenciais a serem seguidas durante o tratamento. Falamos sobre faltas, remarcações, uso de celular (ou qualquer dispositivo) durante as sessões, sigilo e muito mais.
Obs.: O contrato de terapia é entregue após a confirmação do agendamento.
AGENDAMENTO DE SESSÃO
